As cervejas do Simulações – #07

As cervejas do Simulações – #07

Hoje eu vou falar de cerveja sem glúten. Recentemente minha namorada descobriu que tem intolerância ao glúten, logo ela não pode me acompanhar nas experiências com as cervejas tradicionais. Uma saída foi buscar cervejas que atendam às necessidades dela.

No mercado as opções são bem raras. A primeira que experimentamos foi a Sem Glúten Pilsen, da Farrapos. A cervejaria é a primeira a produzir cervejas sem glúten no país e ela produz outros dois tipos de cerveja para pessoas celíacas. A Malzbier, que também tomamos, e uma American Pale Ale, que ainda não encontramos no mercado.

No site da Farrapos eles comentam brevemente sobre o processe de fabricação desta cerveja:

A cerveja sem glúten Farrapos Pilsen é uma cerveja leve e refrescante produzida a partir de um processo mundialmente conhecido que retira o glúten da cerveja através da degradação por enzimas durante a fermentação. Ela possui paladar idêntico ao das cervejas Pilsen tradicionais, sendo uma cerveja de coloração dourada e amargor moderado.

Sobre a doença celíaca eles destacam essas informações

Os pacientes celíacos carregam uma mutação genética que conduz à inflamação do intestino após o contato com os peptídeos originários da digestão do glúten do trigo, centeio ou cevada.

Existem três formas clínicas principais da doença celíaca: doença celíaca clássica com sintomas típicos, doença celíaca atípica e doença celíaca assintomática ou silenciosa.

Fonte: http://bit.ly/sociedadebrasileiradeclara

A Cervejaria Al Capone produz duas cervejas sem glúten. Uma Premium Lager e outra IPA. Elas foram lançadas recentemente. A IPA agora no começo de setembro/ 2019. Nós experimentamos apenas a Lager. No site da Al Capone não encontrei informações extras sobre a cerveja e sua produção. ☹

Foto: ET Conteúdo
Foto: ET Conteúdo

Das três cervejas da foto a mais fácil de encontrar é a pilsen da Farrapos. A que eu mais gostei foi da Premium Lager da Al Capone. Sem falar que o rótulo dela é lindo. Esse preto, azul, dourado ficou muito show. Infelizmente não encontrei informações sobre harmonização destas cervejas. Desculpem.

Uma atualização. As duas marcas deste post são gaúchas. A Farrapos é de Passo Fundo e a Al Capone de Porto Alegre. Queria também deixar registrado que acho sensacional as empresas se preocuparem com este público e falta uma sem glúten da Malvadeza. ¯\_(ツ)_/¯

Extras

Al Capone | Premium Lager Sem Glúten: Álcool 4,8% vol. Amargor 12 IBU.
Farrapos | Pilsen: Álcool 4,5% vol. Amargor 16 IBU; Malzbier: Álcool 4,5% vol. Amargor 8 IBU.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: