WordPress 5.0 + Gutenberg: As novidades do novo editor de conteúdo

WordPress 5.0 + Gutenberg: As novidades do novo editor de conteúdo

No começo de dezembro de 2018 o WordPress lançou a sua versão 5.0. A grande novidade ficou por conta do editor em blocos Gutenberg. Mantendo a tradição de homenagear nomes do Jazz, o WordPress 5.0 recebeu o codinome de “Bebo”, em referência a Bebo Valdés, um pioneiro do Jazz em Cuba.

Versão lançada em 6 de dezembro de 2016.

Segundo o texto de apresentação do WordPress 5.0 o Gutenberg é “o primeiro passo em direção a um novo futuro empolgante com uma experiência de edição simplificada em todo o seu site”. Já vinha utilizando os blocos desde o começo do ano passado, quando foi liberado um plugin para testes com o Gutenberg.

Gostei muito da maneira como ele facilita as coisas para a publicação. As possibilidades são enormes. Existem plugins com blocos complementares, adicionando funcionalidades que não existem por padrão. Ele vai permitir uma diagramação melhor das páginas na web, isso é sensacional.

É possível, utilizando os blocos padrões, inserir áudio, colunas, títulos, imagens grandes, botões, citações… Isso abre grandes possibilidades em uma narrativa. Um detalhe relevante é que nada dessas alterações precisa de códigos complicados para ser implementado e não afeta os códigos escritos pelo programador.

O novo tema, Twenty Nineteen, não me agradou, achei que falta alguma coisa. Levem em conta que os meus temas preferidos estão enterrados lá em 2010 ou 2012. Entretanto o novo tema está preparado para os blocos, o layout é simples e focado na escrita, o desenho é versátil e pode ser utilizado em diversos tipos de sites.

Quem não quiser experimentar os blocos, ainda pode utilizar o Editor Clássico que estará disponível, via plugin, com suporte até 2021. Ah! O WordPress já sofreu duas atualizações de segurança após o lançamento da última versão. Atualmente a versão estável é a 5.0.2.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: