“Sempre precisei de um pouco de atenção” – Músicas p/ Acampamentos – Legião Urbana

Foto: Divulgação

Eu escrevi essa semana sobre o grande Nelson Gonçalves. O último disco do Nelson foi “Ainda é Cedo”. Lançado em 1998, ano de sua morte. Neste disco, clássicos do rock dos anos 1980. Estão lá canções como Faz Parte do Meu ShowCazuza, Meu ErroParalamas do Sucesso, Me ChamaLobão, Como Uma OndaLulu Santos e a faixa que dá nome ao disco, Ainda é cedoLegião Urbana.

Quando estava me preparando para escrever sobre a Legião, estava dividido em dois discos o Músicas p/acampamentos e o Acústico MTV. O primeiro foi lançado em 1992, o último foi lançado em 1999. Embora eu ame o formato acústico, falarei sobre o Músicas p/ acampamentos por uma questão simples: minha irmã tem esse CD duplo.

Então, lançado em 1992, Músicas p/ Acampamentos já é legal na capa que tem uma cor verde azulada e o desenho de dois violões e uma tambor. Com 1h 30 de duração e vinte músicas é um disco duplo que abre com Fábrica, composição de Renato Russo, vocalista e líder da banda. Um dos maiores compositores do rock nacional. Na faixa seguinte emenda com Daniel na Cova dos Leões (Renato Russo e Renato Rocha). A terceira faixa é A Canção do Senhor da Guerra, outra do Renato Russo.

Mais uma guerra sem razão
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente que a guerra
Gera empregos, aumenta a produção
Uma guerra sempre avança a tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Pra que exportar comida se as armas
Dão mais lucros na exportação?

A Canção do Senhor da Guerra – Legião Urbana

A próxima canção é um hino. O Teatro dos Vampiros me pega de um jeito completamente diferente. Acho que desde a primeira vez que eu ouvi eu me identifiquei com ela. A composição é do Renato Russo com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. A próxima música é Ainda é Cedo, mais uma do vocalista da banda, desta vez em parceria com Ico Ouro Preto, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

A sexta música do disco é um pot-pourri com quatro canções. A Montanha Mágica (Renato Russo/Marcelo Bonfá/Dado Villa-Lobos), You’ve Lost That Lovin’ Feeling (Barry Mann/Cynthia Weil/Phil Spector), Jealous Guy (John Lennon) e Ticket To Ride (John Lennon/Paul McCartney). As duas últimas faixas do primeiro CD são Eu Sei e Índios. Ambas as composições de Renato Russo e clássicas da Legião.


Uma observação cabe aqui. O Músicas P/ Acampamentos disponível no Spotify, que terá link ao final do post, tem duas faixas extras no que seria o primeiro CD. São elas Gimme Shelter (Keith Richards / Mick Jagger) e Baader-Meinhof Blues (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá).


Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres, nós não estamos
(…)
Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei, não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir

Teatro dos Vampiros – Legião Urbana

O segundo disco abre com A Dança composição do trio Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O trio compôs também Mais do Mesmo, nessa parceria entrou Renato Rocha. Essa é uma canção que certamente levantaria polêmica se gravada como lançamento nos dias de hoje. “Ei menino branco, o que é que você faz aqui?/ Subindo o morro pra tentar se divertir/ Mas já disse que não tem e você ainda quer mais/ Por que você não me deixa em paz?”.

A terceira faixa do disco dois é mais um pot-pourri de Soldados (Renato Russo/Marcelo Bonfá), Blues da Piedade (Roberto Frejat/Cazuza), Faz Parte do Meu Show (Renato Ladeira/Cazuza) e Nascente (Flávio Venturini/Murilo Antunes). A próxima música é Música Urbana 2, composição de Renato Russo. A quinta música do disco dois é On The Way Home do Neil Young e John Lydon.

Já na reta final do álbum, a Legião apresenta Maurício, Há tempos e Pais e Filhos. Todas as faixas parcerias de Renato Russo com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Em Pais e Filhos foi adicionada como música incidental Stand By Me, de Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E King. O disco ainda tem a icônica Faroeste Caboclo composta por Renato Russo. Música imensa com mais de 9’ de duração que todo mundo canta – e se perde na letra – do início ao fim. O disco termina com Rhapsody In Blue, composição de George Gershwin.

Sou uma gota d’água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

Pais e Filhos – Legião Urbana

Renato Russo é um dos maiores compositores deste país. Sua poesia é de uma força incrível. Não é atoa que a Legião segue com uma imensidão de fãs. A obra segue viva mesmo quase 25 anos depois da morte do líder da banda. Faroeste Caboclo virou filme. Eduardo e Mônica, outra clássica, deve chegar aos cinemas em 2021.