Eu escrevi essa semana sobre o grande Nelson Gonçalves. O último disco do Nelson foi “Ainda é Cedo”. Lançado em 1998, ano de sua morte. Neste disco, clássicos do rock dos anos 1980. Estão lá canções como Faz Parte do Meu Show – Cazuza, Meu Erro – Paralamas do Sucesso, Me Chama – Lobão, Como Uma Onda – Lulu Santos e a faixa que dá nome ao disco, Ainda é cedo – Legião Urbana.
Quando estava me preparando para escrever sobre a Legião, estava dividido em dois discos o Músicas p/acampamentos e o Acústico MTV. O primeiro foi lançado em 1992, o último foi lançado em 1999. Embora eu ame o formato acústico, falarei sobre o Músicas p/ acampamentos por uma questão simples: minha irmã tem esse CD duplo.
Então, lançado em 1992, Músicas p/ Acampamentos já é legal na capa que tem uma cor verde azulada e o desenho de dois violões e uma tambor. Com 1h 30 de duração e vinte músicas é um disco duplo que abre com Fábrica, composição de Renato Russo, vocalista e líder da banda. Um dos maiores compositores do rock nacional. Na faixa seguinte emenda com Daniel na Cova dos Leões (Renato Russo e Renato Rocha). A terceira faixa é A Canção do Senhor da Guerra, outra do Renato Russo.
Mais uma guerra sem razão
A Canção do Senhor da Guerra – Legião Urbana
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente que a guerra
Gera empregos, aumenta a produção
Uma guerra sempre avança a tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria
Pra que exportar comida se as armas
Dão mais lucros na exportação?
A próxima canção é um hino. O Teatro dos Vampiros me pega de um jeito completamente diferente. Acho que desde a primeira vez que eu ouvi eu me identifiquei com ela. A composição é do Renato Russo com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. A próxima música é Ainda é Cedo, mais uma do vocalista da banda, desta vez em parceria com Ico Ouro Preto, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
A sexta música do disco é um pot-pourri com quatro canções. A Montanha Mágica (Renato Russo/Marcelo Bonfá/Dado Villa-Lobos), You’ve Lost That Lovin’ Feeling (Barry Mann/Cynthia Weil/Phil Spector), Jealous Guy (John Lennon) e Ticket To Ride (John Lennon/Paul McCartney). As duas últimas faixas do primeiro CD são Eu Sei e Índios. Ambas as composições de Renato Russo e clássicas da Legião.
Uma observação cabe aqui. O Músicas P/ Acampamentos disponível no Spotify, que terá link ao final do post, tem duas faixas extras no que seria o primeiro CD. São elas Gimme Shelter (Keith Richards / Mick Jagger) e Baader-Meinhof Blues (Renato Russo / Dado Villa-Lobos / Marcelo Bonfá).
Esse é o nosso mundo
Teatro dos Vampiros – Legião Urbana
O que é demais nunca é o bastante
E a primeira vez é sempre a última chance
Ninguém vê onde chegamos
Os assassinos estão livres, nós não estamos
(…)
Quando me vi tendo de viver
Comigo apenas e com o mundo
Você me veio como um sonho bom
E me assustei, não sou perfeito
Eu não esqueço
A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo
Eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir
O segundo disco abre com A Dança composição do trio Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O trio compôs também Mais do Mesmo, nessa parceria entrou Renato Rocha. Essa é uma canção que certamente levantaria polêmica se gravada como lançamento nos dias de hoje. “Ei menino branco, o que é que você faz aqui?/ Subindo o morro pra tentar se divertir/ Mas já disse que não tem e você ainda quer mais/ Por que você não me deixa em paz?”.
A terceira faixa do disco dois é mais um pot-pourri de Soldados (Renato Russo/Marcelo Bonfá), Blues da Piedade (Roberto Frejat/Cazuza), Faz Parte do Meu Show (Renato Ladeira/Cazuza) e Nascente (Flávio Venturini/Murilo Antunes). A próxima música é Música Urbana 2, composição de Renato Russo. A quinta música do disco dois é On The Way Home do Neil Young e John Lydon.
Já na reta final do álbum, a Legião apresenta Maurício, Há tempos e Pais e Filhos. Todas as faixas parcerias de Renato Russo com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. Em Pais e Filhos foi adicionada como música incidental Stand By Me, de Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E King. O disco ainda tem a icônica Faroeste Caboclo composta por Renato Russo. Música imensa com mais de 9’ de duração que todo mundo canta – e se perde na letra – do início ao fim. O disco termina com Rhapsody In Blue, composição de George Gershwin.
Sou uma gota d’água
Pais e Filhos – Legião Urbana
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?
Renato Russo é um dos maiores compositores deste país. Sua poesia é de uma força incrível. Não é atoa que a Legião segue com uma imensidão de fãs. A obra segue viva mesmo quase 25 anos depois da morte do líder da banda. Faroeste Caboclo virou filme. Eduardo e Mônica, outra clássica, deve chegar aos cinemas em 2021.