Foto: Divulgação/ Titãs

“Vamos esperar que tudo caia No esquecimento Aí então! Faça-se a justiça!” Titãs – MTV Ao vivo

Posted by

Participantes de uma das gerações mais prolíferas do rock nacional, o Titãs chega em 2021 muito longe da sua melhor forma. A banda que, na origem, contou com 9 integrantes, está resumida a três.

Confesso, nunca fui de ouvir Titãs, mesmo a banda tento clássicos do rock nacional, como Cabeça Dinossauro, Jesus não tem dentes no país dos banguelas, Go Back, Televisão entre outros. Enfim, rivalizava com Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana como uma das maiores bandas do rock brasileiro no 1980/ 1990.

A lista de hits do Titãs é imensa e seria um desaforo eu tentar contar a história de uma banda tão grande em poucas linhas. Vou focar só no Ao Vivo MTV de 2005. O álbum tem regravação de Raul Seixas e Roberto Carlos, tem canção inédita, como Vossa Excelência e tem clássicos como Cabeça Dinossauro, Polícia e Bichos Escrotos. Homem Primata e Sonífera Ilha estão no DVD.

Talvez a minha primeira lembrança dos Titãs seja com a música Marvin. Tem uma história engraçada relacionada a Televisão. Minhas irmãs e eu morávamos sozinhos em Porto Alegre, no começo dos anos 2000, quando elas começaram a cantarolar a música em minha “homenagem”, sem perceber que no trecho seguinte tinha a resposta “e agora eu vivo nessa jaula junto com os animais”.

Em agosto de 2005 os Titãs gravaram o MTV Ao Vivo, lançado no mês seguinte. Uma das músicas de trabalho foi “Vossa Excelência”. Um grito engasgado pelo cenário político que estava agitado pelo estouro do Escândalo do Mensalão. Lembro do pai de uma ex-namorada, católico fervoroso, ficar indignado com trechos da música. A canção segue atual.

Sorrindo para a câmera
Sem saber que estamos vendo
Chorando que dá pena
Quando sabem que estão em cena

Vossa Excelência – Titãs

Segundo a Wikipédia, Vossa Excelência não tocava nas rádios de Brasília e em algumas estações do eixo Rio-São Paulo por medo de não ofenderem aliados, digo, políticos. A canção ficou entre as 100 mais tocadas de 2005.

O disco abre com A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana e conta com Epitáfio, ambas lançadas no disco de 2001. Lamento Isso, uma das minhas favoritas, não estarem neste ao vivo, embora compreenda a sua ausência.

PS: Na foto de destaque os três integrantes dos Titãs e os dois músicos de apoio.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.